SOMOS FARISEUS HOJE

Avalie este post

TEXTO BÍBLICO: Mateus 23. 1-10

TEMA: Somos Fariseus hoje

Introdução

Os evangelhos estão cheios de controvérsias entre Jesus e os fariseus. Eles eram líderes de um movimento para trazer o povo de volta a uma submissão estrita à palavra de Deus e eram considerados geralmente como os servos mais espirituais e devotos de Deus. A oposição vigorosa de Jesus contra eles deixava muitos perplexos.

1. – Estamos seguindo tradições ou Cristo?

Os fariseus seguiam não somente a lei escrita de Deus, mas também as tradições orais que lhes tinham sido passadas. Eles acreditavam que ambas eram a vontade de Deus. Jesus não seguiu as tradições deles; dai, eles atacaram-no. Muitas igrejas modernas imitam os fariseus. Elas se agarram a suas tradições acima da palavra de Deus. Outros colocam os ensinamentos do pastor, pregador no mesmo nível com as Escrituras. Jesus advertiu: “Em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens” (Mateus 15:9).

2. – Estamos querendo ser honrados?

Jesus condenou os fariseus pelo interesse deles em impressionar os outros. Eles insistiam em que os outros lhes dessem títulos especiais de respeito e honra, quando os saudassem.
Satanás ainda consegue colocar orgulho humano nos corações de muitos “cristãos”. Quantos líderes religiosos de nossos dias imitam estes fariseus usando títulos especiais. A religião nos nossos dias tem sido reduzida a uma questão de espectadores aplaudindo os atos deslumbrantes daqueles que estão no palco. Estamos procurando impressionar os homens ou servir a Deus humildemente?

 

3. Estamos visando só dinheiro?

Os fariseus eram cobiçosos, Jesus os acusou de devorar as casas das viúvas. Certamente, pessoas de má fé no meio religioso hoje em dia têm explorado os pobres e velhos forçando-os a fazerem doações além de suas condições. Alguns até ridicularizam as doações pequenas e garantem bênçãos financeiras do Senhor em troca de enormes ofertas. Claramente, assim como seus mentores antigos, eles cobrem sua exploração com um verniz de fervor religioso.

 

4. Estamos vivendo o que pregamos?

Os fariseus eram falsos, pretendendo ser algo que não eram. Eles limpavam minuciosamente o exterior , a parte que as pessoas podiam ver, mas negligenciavam a justiça interior (Mateus 23:23-33). Jesus comparou a maneira farisaica com alguém que limpasse cuidadosamente o exterior de uma taça ou prato, mas deixasse comida apodrecendo por dentro sem se importar com isso.

 

5. Estamos cegos?

Jesus expôs a cegueira de sua geração (Mateus 13:13-15). Apesar de examinarem as Escrituras diligentemente, os fariseus deixavam de ver o que elas estavam indicando.
O que causava a cegueira deles? Eram preconceituosos, permitindo que seus desejos velassem o que as Escrituras ensinavam. Seu orgulho impedia-os de se humilharem o suficiente para permitirem que o Senhor abrisse seus olhos.

 

6. Estamos rejeitando o Propósito de Deus?

Os fariseus rejeitaram a Deus, recusando-se a serem batizados por João. Hoje, quando as pessoas argumentam e agem como fariseus. Estão também rejeitando à Deus .

 

CONCLUSÃO

Na modernidade, fariseu é uma expressão que também significa uma pessoa hipócrita, que vive de aparências, fingida, um religioso que gosta de aparecer, mas não vive o que prega.
Pensemos nisso!

Missionário Williams

Williams Araujo, 39 anos, é casado com a Leni e pai da Jessica e Barbara. Atua como Missionário da Palavra de Jesus (Cursando) Seminário Teológico Carisma de Manaus/AM. Diariamente escreve mensagens em seu site (Evangélico de Cristo) e redes sociais, ajudando as pessoas a encontrarem esperança e salvação através de Jesus Cristo. Viveu uma adolescência rebelde, mas teve um encontro com Deus que marcou a sua vida no ano de 2002, e desde então, descobriu como viver vitoriosamente aplicando a Palavra de Deus em sua vida. Hoje, deseja ajudar as pessoas a fazer o mesmo, com isso fala abertamente de suas experiências afim de encorajá-las.

Website: http://evangelicodecristo.com.br