COMO TOMAR DECISÕES SÁBIAS, DENTRO DA VONTADE DE DEUS

Avalie este post

TEXTO BÍBLICO: Isaías 60:1-2

TEMA: Como Tomar Decisões Sábias, Dentro da
VONTADE DE DEUS

Introdução

Muitas pessoas têm desperdiçado suas vidas cristãs ao tomarem decisões erradas, fora da vontade de Deus (como por exemplo, quando assumem um emprego, um casamento e uma educação errados, além dos erros cometidos na mudança de um lugar para o outro). E não é somente a juventude que toma decisões erradas; muitos adultos, e até pessoas idosas, têm cometido sérios erros.

1. – “Não se estribe no seu próprio entendimento” (Provérbios 3:5; 28:26; Jeremias 17:9).

A pessoa que confia no seu próprio entendimento não segue a vontade de Deus; por isso, em geral, ela toma decisões erradas. Por causa dos nossos corações decaídos, não temos a capacidade de tomar, por nós mesmos, decisões sábias. Portanto, devemos sempre buscar Deus e confiar exclusivamente nEle.

2. – Confie no Senhor e Lhe peça mais sabedoria (Provérbios 3:5-6).

Em vez de confiar em nosso próprio entendimento, devemos nos lançar ao Senhor, implorando-Lhe sabedoria e direção em cada decisão importante. Ele prometeu guiar o Seu povo, mas devemos buscar a Sua orientação e não apenas presumi-la. Devemos reconhecê-Lo em todos os nossos caminhos. De fato, Deus nos ensinou em Sua Palavra a orar específica e decididamente sobre todos os assuntos. Deixar de fazê-lo é dar um passo para se tomarem decisões erradas.

3. – Ande na luz (1 João 1:5-6).

Viver em pecado é andar nas trevas, sendo isto um empecilho ao pensamento e à vida espiritual (1 Pedro 2:11).
Quando um crente é desobediente e cínico em relação aos pais; grosseiro, crítico ou amargo, ao exercer autoridade sobre a esposa; e quando esta deixa de demonstrar a devida honra ao marido, mentindo, furtando e amando as coisas malignas do mundo, suas orações são interrompidas e eles não terão sabedoria para tomar decisões sábias.

4. – “Deleite-se no Senhor” (Salmo 37:4)

A melhor maneira de se conhecer a vontade de Deus é colocá-Lo no centro das afeições. Sua vontade não é conhecida por quem assume a vida cristã através de um simples “fazer” ou “não fazer” . Ela é encontrada pelos que conhecem Deus e nEle se deleitam. Quando assim agimos, Ele coloca os desejos corretos em nosso coração e, em seguida, realiza esses desejos. Quanto mais você estuda a Palavra de Deus, menos desejo de praticar o mal você acalenta no coração.

5. – Nunca tome uma decisão que o leve a desobedecer ao ensino da Bíblia (João 8:31-32).

Basicamente, a vontade de Deus é que obedeçamos a Sua Palavra. Jesus descreveu isto como “andar na minha palavra” . Qualquer decisão que nos leve a desobedecer a Bíblia é contrária à vontade de Deus, sem exceção alguma. Isto é que significa “viver pela fé” . Viver pela fé é simplesmente crer em Deus e obedecer a Sua Palavra (Romanos 10:17); significa tomar decisões embasadas na Bíblia, em vez de embasadas nos sentimentos, pensamentos e circunstâncias.

6. – Olhe para o futuro (Hebreus 11:24-27).

Em algum tempo de sua vida, Moisés tomou uma importante decisão, “quando estava farto de anos”. Ele tomou esta sábia decisão, olhando para o futuro, conforme a Palavra de Deus. Ele contemplou a vida futura e viu que se seguisse o Deus de Israel, sofreria o vitupério de Cristo, mas também as riquezas de Cristo, no reino eterno. Contudo, se seguisse o faraó, teria “por um pouco de tempo o gozo do pecado” , porém, depois, uma eternidade inteira para se lamentar. (Hebreus 11:24-27).

CONCLUSÃO

É preciso tomar muito cuidado com os pensamentos do mundo que procuram confundir os servos de Deus. O pecado muitas vezes aparece camuflado “para enganar, se possível, os próprios eleitos” (Mateus 24.24). Jesus deixou claro que o caminho largo e fácil não é a vontade de Deus. Então antes de tomar uma decisão questione você mesmo se o que vai fazer é da vontade de Deus. Ouça a voz do Espírito Santo. Se você sentir paz em seu coração e tiver convicção em sua mente, com certeza o que vai fazer é da vontade de Deus.
A vontade de Deus sempre é o melhor pra você!

Missionário Williams

Williams Araujo, 39 anos, é casado com a Leni e pai da Jessica e Barbara. Atua como Missionário da Palavra de Jesus (Cursando) Seminário Teológico Carisma de Manaus/AM. Diariamente escreve mensagens em seu site (Evangélico de Cristo) e redes sociais, ajudando as pessoas a encontrarem esperança e salvação através de Jesus Cristo. Viveu uma adolescência rebelde, mas teve um encontro com Deus que marcou a sua vida no ano de 2002, e desde então, descobriu como viver vitoriosamente aplicando a Palavra de Deus em sua vida. Hoje, deseja ajudar as pessoas a fazer o mesmo, com isso fala abertamente de suas experiências afim de encorajá-las.

Website: http://evangelicodecristo.com.br